[SIN] KILLER: Teólogo polonês explica atitude de banda, rasgar a Biblia no palco.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Teólogo polonês explica atitude de banda, rasgar a Biblia no palco.

Em umas boas matérias do site Whiplash de 2010 ao meu ver, sem dúvida, foi a cobertura que se deu ao caso Behemoth. O teólogo polonês Krzysztof Kowalik literalmente deixou as coisas claras em relação ao episódio, que foi noticiado de forma complexa, uma vez que para uma banda de black metal satânica, soe natural esse tipo de atitude. As reações contra e a favor, além do fato, que o músico Nowak teve que encarar o tribunal,  foi um estresse desnecessário segundo Krzysztof Kowalik onde comenta que; "As pessoas são maltratadas, perseguidas, mortas, etc em todo o mundo. Creio que a Igreja e o Estado devem colaborar e utilizar a sua energia para ajudar essas pessoas em vez de procurarem a proteção dos seus símbolos. Não se deve esquecer que, em nome de Deus, da cruz e da Bíblia Sagrada, muitas pessoas foram perseguidas no passado. Talvez seja a hora de centralizar suas ações em torno de valores mais fundamentais." 
Durante o primeiro julgamento se afirmou que "a Bíblia é um objeto de culto religioso e deve ser tratada com respeito". Você poderia desenvolver este parecer um pouco? Por que este objeto deve ser respeitado por uma pessoa não-católica?
Krzysztof Kowalik: Eu gostaria de começar a responder isso com um lembrete do princípio bíblico: "Façam aos outros o que você queria que outros fizessem a você". Este princípio é muito preciso e universal. Não podemos ferir ou tirar sarro das pessoas, sejam eles crentes ou não, só porque não concordam com seu modo de vida e visão do mundo. Eu sou melhor do que aqueles de quem eu não gosto? Mesmo que eu não tenha recebido de Deus, isso não me dá mais uma razão para danificar ou destruir um objeto de culto religioso em público. Esta situação faz-me lembrar aquelas caricaturas de Maomé que foram desenhadas, e que eu era muito contra, apesar do fato de que eu não sou muçulmano. No entanto, mesmo que eu fosse contrário a isso e que eu não tolerasse as ações de Nergal em qualquer maneira, eu não acho que esse tipo de comportamento merece uma sentença judicial. Enquanto estamos no assunto, eu também gostaria de destacar as diferenças entre os protestantes e os católicos. Os protestantes acreditam que a Bíblia contém as palavras de Deus, mas o livro em si não representa essas palavras. Segundo eles, a vida de Deus surge através das palavras, apenas quando são faladas, lidas ou pregada. Portanto, creio que para os protestantes, as ações de Nergal são sem conseqüência desde que quando ele esteja atacando este objeto, ele não estava atacando Deus. Por outro lado, cristãos católicos adoram objetos de culto como se fossem sagrados (seja a Igreja, a Bíblia, a Cruz). Então qualquer ataque contra um desses objetos é considerado como um ataque contra Deus. Sobre este ponto específico, encontro-me mais de acordo com a forma protestante de pensar, pois acredito que é inconcebível que Deus viva dentro de qualquer objeto material.

Entrevista completa : Whiplash
Fonte desta matéria (em inglês): Radio Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please 'Like' all the time... If necessary, use words...

News

Page

Instagram

Postagens populares

Pesquisar este blog